Página Alma Pampeana

ADÁGIOS GAÚCHOS
* Dinheiro na mão de pobre é como cuspe em ferro quente.
* Mais atirado que bosta de cuiudo em várzea.
* Mais atrapalhado que cego em tiroteio.
* Mais atrasado que bola de porco.
* Mais branco que perna de freira.

ORAÇÃO DO GAÚCHO
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e com licença do Patrão Celestial.
Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidências, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Céu, a força e a coragem para o entrevero do dia que passa.
Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida, se não se estriba na proteção do Céu. 
Ouve Patrão Celeste, a oração que te faço ao romper da madrugada e ao descambar do sol: 
"Tomara que todo o mundo seja como irmão! Ajuda-me a perdoar as afrontas, e não fazer aos outros, o que não quero para mim"..
Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase se querer, em me solto porteira a fora... Êta potrilho chucro, renegado e caborteiro mais eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito!
Ajuda-me, Virgem Maria, primeira prenda do Céu. Socorre-me, São Pedro, Capataz da Estância Gaúcha. Pra fim de conversa, vou te dizer meu Deus, mas somente pra ti, que tua vontade leve a minha de cabresto pra todo o sempre e até a querência do Céu. Amém.

OS PRIMITIVOS HABITANTES DO RIO GRANDE DO SUL
        A presença humana mais antiga no Rio Grande do Sul data de mais de dez mil anos, conforme vestígios fósseis achados no Alegrete.
        Tais sítios podem ser cerritos, casas subterrâneas ou sambaquis.
Os cerritos são pequenas elevações que se encontram na várzea dos rios, na região Sul do Estado. Sua característica fundamental é a de não serem atingidos pelas enchentes. As casas subterrâneas se localizam na Serra, constituindo, às vezes, verdadeiras aldeias, tão numerosas são, verdadeiras aldeias, tão numerosas são. Essas casas eram grandes buracos redondos escavados  no chão. Só o teto, de palha, ficava à superfície. Os sambaquis são normalmente cômoros nas proximidades do mar e, no RGS, existe desde Torres atté o Chui, praticamente. À flor da terra, em suaves ondulações, eles são facilmente localizados, porque se cobrem de milhares de conchas brancas. O mais conhecido é o sambaqui de Atlantida. Outro sambaqui imenso, não estudado está em Casca no inteior do município de Mostardas. 
        O exame desses sítios arqueológicos prova que os primeiros primitivos habitantes do RGS eram nômades e de culturas distintas. Nos cerritos são achadas boleadeiras, por exemplo. Nos sambaquis, zoólitos, ou seja pedras em forma de bicho. Em vários lugares, ponta de lança de flech, anzóis, pedras de rede, quebra-coquinhos, raspadores, machados de pedra e, nos sítios de culturas mais avançadas muita cerâmica: vasos, panela, igaçabas.
        Esses primitivos habitantes, conforme o caso cultivavam o milho ou a mandioca, comiam caramujos, mariscos, peixes, lagartos, avestruzes, garças, mas não carne humana. 
        Não eram muito numerosos, mas, ao longo de 10 000 anos assinalaram a sua presença em quase todo o mapa do Rio Grande do Sul.

CULINÁRIA CAMPEIRA
GALINHA ENCILHADA PARA 08 PESSOAS
Ingredientes:
• 2 kg de galinha
• ½ kg de cenoura
• ½ kg de batata inglesa
• 2 latas de milho verde
• ½ kg de vagem
• alho, manjericão
• 1 colher (sopa) colorau
Banha 
Modo de Fazer: 
Tempere a galinha me pedaços com sal, alho, manjericão e reserve por 1 hora neste tempero. Cozinhar por 10 minutos numa panela os legumes cortados (cenoura, batata, vagem e o milho), cobrindo com água e um pouco de sal. Em outra panela grande, coloque ¼ de óleo com uma colher de sopa de açúcar para corar (não deixe queimar). Coloque a galinha para fritar na banha sem a salmoura. Quando estiver frita, adicione a salmoura com o colorau e reserve. Faça um refogado da cebola e o alho em outra panela. Junte à galinha com os legumes, dê uma ligeira fervida para não desmanchar e está pronta a galinha encilhada.
O festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e acontece de 25 a 28 de maio de 2017, no Parque de Exposições em Palmeira das Missões/RS.
O Carijo da Canção Gaúcha recebeu mais de 600 composições inscritas para a fase local e geral. A comissão julgadora do 32° Carijo é composta pelos jurados Adams Cezar, Vaine Darde, Carlitos Magallanes, Adão Quintana e Aurélio Moraes.

Ouvir pelo MediaPlayer Ouvir pelo Winamp Android iTunes Facebook