Página Alma Pampeana

ADÁGIOS

* Abichornado como viúvo que se deu bem casado.
* Afiado como navalha de barbeiro caprichoso.
* Agarrado como carrapato em culhão de touro.
* Alegre como lambari em sanga.
* Abichornado que nem urubu em tronqueira.

DICIONÁRIO GAÚCHO

  * A PATA DE CAVALO, Expr. À custa de um esforço violento
* APERREADO. adj. Emagrecido, enfraquecido, enfezado, abatido, tristonho, acovardado, abatido, aborrecido, fatigado, triste, pensativo.
* APOTRADO, adj. Com jeito e manhas de potro. Diz-se do cavalo manso que se tornou semelhante a potro por ter estado muito tempo em liberdade.
* APOJAR, v. Ato de deixar o terneiro mamar, para provocar a lactação. Na mesma ordenha, apoja-se a vaca, geralmente, duas vezes. O leite tirado após a segunda apojadura é mais rico em gordura e de melhor sabor. “Quem ordenha bebe o apojo”, isto é, quem faz determinada coisa, aproveita-se da melhor parte.

TRADIÇÃO GAÚCHA: É ato de transmitir os fatos culturais de um povo através de suas gerações. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de ideias, usos e costumes, conservados pelos tempos, pelas gerações. É o culto a memória dos feitos de seu povo.

TRADICIONALISMO: É basicamente um movimento. É um estado de consciência que busca preservar as boas coisas do passado, com influência com o progresso, adequando esse procedimento a evolução por culto e vivência sem desvirtuar a origem.

NATIVISMO: É qualidade de nativo. É aquele que tem aversão ao estrangeirismo. É um pacto do regionalismo. Ele está dentro de um espaço menor do que o regionalista. O nativista tem sua atuação dentro da área que ele delimita como sendo nativo, já o regionalismo pode ter uma abrangência além do seu território nato.

FOLCLORE: É a ciência que estuda os modos de sentir, de agir e as peculiaridades encontradas nas camadas populares das sociedades civilizadas. É a ciência que estuda os fatos sociais, culturais, artísticos e tradicionais de um povo, expressas em suas crenças, contos, lendas, provérbios, usos e costumes.

CULINÁRIA GAÚCHA
GUISADO DE RIM COM BATATAS
Ingridientes: 03 rins, 06 batatas inglesas médias, 02 cebolas, 03 dentes de alho, tempero verde, 02 limões, pimenta do reino e 04 tomates sem pele.

Modo de fazer:
Limpar bem os rins, separando os lóbulos e retirando as partes brancas do meio, deixando só a carne dos lóbulos. Corte em cubos ou em guisado grande. Antes de cortar o guisado, esfregue os limões para ajudar a limpar. Corte as cebolas, o alho, e os tomates bem picadinhos e ponha a fritar. Quando estiver no ponto, junte o guisado de rim, o sal e a pimenta do reino a gosto. Quando estiver frito, coloque as batatas cortadas em cubo e acrescente mais um dedo de água quente. Corrija o sal e deixe ferver por 20 minutos.

37ª COXILHA DEFINE MÚSICAS CONCORRENTES 
 
Na sexta-feira, 16 de junho, a comissão organizadora da Coxilha Nativista de Cruz Alta, divulgou a relação das músicas classificadas para a 37ª edição, que acontecerá de 26 a 29 de Julho na terra de Érico Veríssimo.
A comissão avaliadora esteve formada por Fábio Furian, Fabio Peralta, Gustavo Teixeira, Paulo Saavedra Pinto e Rômulo Chaves.

Ouvir pelo MediaPlayer Ouvir pelo Winamp Android iTunes Facebook